Documentos


Documentos Municipais

Lei de Diretrizes Orçamentárias 2013

Plano Municipal de Educação 2011-2020

Portaria do Programa Decolar


 

DOCUMENTOS INTERNACIONAIS

Relacionados à perspectiva da educação inclusiva

 

 


Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança

 


Aprovada Pela Conferência Mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem Jomtien, Tailândia - 5 A 9 De Março De 1990.

 


Regras padrões sobre equalização de oportunidades para pessoas com necessidades educativas especiais

 


Aprovada em 5 de junho de 2001 pelo congresso internacional "sociedade inclusiva", realizado em Montreal, Quebec, Canadá

 

 

DOCUMENTOS NACIONAIS

Relacionados à perspectiva da educação inclusiva

 

Decreto nº. 91.827 de 4 de novembro de 1985

Institui o Comitê Nacional para traçar política de ação conjunta destinada a aprimorar a Educação Especial e a integrar na sociedade as pessoas portadoras de deficiências, problemas de conduta e superdotadas.

 

Portaria CENESP/MEC nº. 69 de 28 de agosto de 1986

Normas para a prestação de apoio técnico e/ou financeiro à Educação Especial nos sistemas de ensino público e particular

 

Decreto nº. 93.613 de 21 de novembro de 1986

Cria a Secretaria de Educação Especial – SESPE no lugar do CENESP

 


Art. 205, 205, 208 (III e IV) e 213 (I)

 


Estatuto da criança e do adolescente (Art. 53 – I e III)

 


Nova estrutura regimental do MEC, ficando extinta a SESPE e as atribuições relativas à educação especial passa a ser do Departamento de Educação Supletiva e Especial – DESE, dentro da  SENEB.

 


Reaparece a Secretaria de Educação Especial – SEESP como órgão específico do Ministério da Educação e do Desporto.

 


Dispõe sobre a necessidade de complementar os currículos de formação de docentes e outros profissionais que interagem com portadores de necessidades especiais e dá outras providências

 

Política Nacional de Educação Especial de 1994

Destina a garantir o atendimento educacional do aluno portador de necessidades especiais.

 


Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Art. 58, 59 e 60 do Capítulo 5)

 


Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica

 


Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

 


Regulamenta as Leis nº 10.048 de 8 de novembro de 2000 e 10.098 de 19 de dezembro de 2000

 


Regulamenta a Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002

 


 


Dispõe sobre o atendimento educacional especializado

 


Dispõe sobre os processos de execução referentes ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

 


Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial

 

DOCUMENTOS ESTADUAIS

Documento do Estado de São Paulo sobre

 

Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva

 


Dispõe sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede estadual de ensino

 


Dispõe sobre as ações referentes ao Programa de Inclusão Escolar

 


Dispões sobre as ações referentes ao Programa de Inclusão Escolar – CAPE

 


Renova a redação da Resolução SE nº 95 de 21 de novembro de 2000

 


Estabelece orientações e procedimentos para a celebração de convênios com instituições, sem fins lucrativos, atuantes em educação especial

 


Altera o inciso III do artigo 1º da Resolução SE nº 8 de 26 de janeiro de 2006, quanto a implementação do atendimento itinerante no SAPE junto a unidades escolares da rede pública estadual

 


Dispõe sobre o desenvolvimento das ações do programa de atendimento aos alunos da rede pública com necessidades educacionais especiais

 


 


Dispõe sobre a educação escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas

 


Dispõe sobre diretrizes e procedimento para atendimento à demanda escolar nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino

 


Estabelece orientações e procedimentos para a celebração de convênios com instituições, sem fins lucrativos, atuantes em educação especial.

 


Estabelece normas para a formação de professores em nível de especialização, para o trabalho com crianças com necessidades especiais, no sistema de ensino do estado de São Paulo

 

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